sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Lógica e Espiritismo

Princípios básicos de Lógica
A lógica tem por função observar o encadeamento entre afirmações e avaliar se há conexões pertinentes entre elas. Também permite avaliar se determinada conclusão pode ser derivada de certas premissas (ou afirmações).
Exemplos
Se alguém afirma que os políticos brasileiros são corruptos porque a população brasileira é corrupta têm de oferecer argumentos para se justificar. E estes argumentos devem estar ligados logicamente para sustentarem a conclusão. Não cabe à lógica verificar a verdade de cada afirmação, apenas atentar sobre os conectivos que unem as sentenças.
Lógica e mentalidade brasileira
Os currículos escolares brasileiros estão completamente defasados com relação à vida concreta dos indivíduos, de modo que parecem mais interessados no ensino dos logarítmos do que das principais questões existenciais que nos afligem. Se entre uma aula de trocas bioquímicas e outra de aceleração centrípeta os jovens alunos tivessem aulas de lógica voltada para suas vidas, quem sabe talvez não fosse tão manipulados pelos comerciais, desenvolvessem mais seu senso de justiça e moral e soubessem suportar mais adequadamente os desafios que lhe são impostos.
Espiritismo e lógica
Kardec estudou muita lógica, sendo dela exímio conhecedor. Tanto é verdade este fato que toda a obra da codificação foi construida a partir de conceitos logicamente conectados. Portanto, para melhor entender o Espiritismo hoje, e a moral dele decorrente, se faz necessário dominar alguns princípios da lógica. Isto acontecendo só beneficiaria o entendimento espírita como bloquearia pensamentos e afirmações que deduzissem da existência dos espíritos desencarnados o domínio intransponível desses nas ações dos encarnados, por exemplo.

Nenhum comentário: