quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Leitura e Espiritismo

A coisa é simples assim: se você se diz espírita e lê somente obras de Kardec ou psicografadas, sinto muito, mas você não é espírita. É fácil identificar pessoas assim quando em tudo que escrevem ou dizem só citam as obras mencionadas. O Espiritismo é ciência, filosofia e religião justamente porque empreende um esforço contínuo para compreender e se adaptar ao continuum do tempo. Tudo está em permanente transformação e o Espiritismo só acompanha este ritmo atualizando sua leitura de mundo fundamentado nas novas abordagens científicas, filosóficas e religiosas.
E não me venham dizer que espírita é aquele que pratica a teoria independente do que leia. Por maior que seja a boa vontade e disciplina da pessoa, se ela for muito obtusa e sem leitura contemporânea de mundo vai se tornar uma pessoa no máximo esforçada e bem intencionada. E como dizem por aí, de boas intenções o inferno está cheio.
Claro que há pessoas simples e de uma sabedoria enorme. Mas o processo reencarnatório elucida como conseguiram atingir a massa crítica que alcançaram e demonstra qual a função dessa pessoa no local em que está encarnado. Ademais se você não é muito sábio , nem simples, e se diz espírita, trate de ler e ler de tudo, ou acabará sendo, no máximo, uma tentativa de espírita bem intencionado.

Nenhum comentário: