quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Construção do Caráter

Sempre que nos deparamos, um pouco admirados e perplexos, com a trajetória de pessoas que souberam efetivar nas suas existências conhecimento, bondade e amor, nos questionamos os motivos pelos quais estes atingiram esta condição. E lendo a história de vida destas pessoas impressiona que desde cedo soubessem muito bem o que queriam e o modo consciente e responsável para a conquista dos objetivos. Diante disso queremos nos transformar a nós mesmos, buscando fazer dos eventos banais do cotidiano grandes acontecimentos e demonstração de grandes saberes, tais quais aqueles a quem admiramos. Assim, gostaríamos de saber dizer sempre a coisa certa na hora certa, como Jesus. Ou manter a convicção moral de Gandhi. Ou a humildade e dedicação de Einstein. Mas despreparados que ainda somos, ao falhar pela primeira vez jogamos tudo para o alto, justificando nosso fracasso com uma ideologia qualquer.
A grande questão é compreender que devemos aprender a viver os detalhes e o momento presente, querendo nos guardar de querer construir a toda hora grandes momentos.
Esses há quem admiramos construíram todo saber numa trajetória reencarnatória pela qual vieram agregando lentamente conhecimentos, os reforçando pela disciplina e compondo momento a momento seu caráter. Devido ao seu preparo, em certas situações, assumem missões nas quais podem revelar e expressar toda uma experiência que foi sendo sedimentada paulatinamente nos detalhes, proporcionando então os grandes feitos.
Dostoiévski disse, através de um de seus personagens em “Irmãos Karamazov”, que um homem num impulso de amor pela humanidade poderia deixar se sacrificar na cruz, mas quem sabe talvez não conseguisse viver harmonicamente uma semana com um estranho sob o mesmo teto. Devemos construir nosso caráter dia a dia, nas pequenas coisas, nos pequenos detalhes. Quem sabe cumprimentando as pessoas ao nosso redor, ou talvez não se irritando no trânsito, ou ainda exercendo nossos ofícios com dedicação e responsabilidade. O fato é que somente no aprendizado cotidiano e mediante o processo reencarnatório poderemos estar aptos para os grandes feitos, os grandes acontecimentos, nunca esquecendo que a beleza de um quadro também reside nos seus detalhes.

Nenhum comentário: